domingo, 22 de abril de 2012
Cidadania e Alunos
Busca-se ampliar o debate sobre a denominada Alfabetização Científico-Tecnológica. Neste âmbito, postula-se a necessidade de superar o ensino meramente propedêutico, disciplinar. Discute-se, enquanto configuração curricular, a progressiva substituição da abordagem conceitual pela abordagem temática. Tal encaminhamento está alicerçado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, bem como do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade. CTS.
Desde a década de sessenta, currículos de ensino de ciências com ênfase em CTS – ciência,
tecnologia e sociedade – vêm sendo desenvolvidos no mundo inteiro. Tais currículos
apresentam como objetivo central preparar os alunos para o exercício da cidadania e
caracterizam-se por uma abordagem dos conteúdos científicos no seu contexto social. No
presente artigo, discutimos criticamente os pressupostos desses currículos, de modo a fornecer
subsídios para a elaboração de novos modelos curriculares na área de Ciências da Natureza e
suas Tecnologias os quais possam contemplar a finalidade da educação básica em preparar o
aluno para o exercício consciente da cidadania.
Há de se considerar, ainda, que as decisões sobre as aplicações da ciência deveriam
passar por um filtro social (VARGAS, 1994).
Para VARGAS uma nação adquire autonomia tecnológica não necessariamente quando domina um
ramo de alta tecnologia; mas quando consegue uma ampla e harmoniosa interação
entre esses subsistemas tecnológicos, sob o controle, orientação e decisão dos "filtros sociais".
Alfabetizar, portanto, os cidadãos em ciência e tecnologia é hoje uma necessidade do
mundo contemporâneo (SANTOS e SCHNETZLER, 1997). Não se trata de mostrar as
maravilhas da ciência, como a mídia já o faz, mas de disponibilizar as representações que
permitam ao cidadão agir, tomar decisão e compreender o que está em jogo no discurso dos
especialistas (FOUREZ, 1995). Essa tem sido a principal proposição dos currículos com ênfase
em CTS,
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