quinta-feira, 23 de agosto de 2012

reflexões iniciais atividade 1.1

Produza um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Ao produzi-lo, considere as orienta­ções que inserimos a seguir.
Orientações para a realização da atividade
1. Debata as questões propostas para reflexão com um(a) colega.
2. Escrevam um breve relato das principais reflexões da dupla, com cerca de 250 a 300 palavras, no Editor de textos. Salvem o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, como a seguinte forma: ativ_X_nome_sobrenome. Para esta atividade realizada pela dupla João Carlos Pereira e Maria Elisa Cardoso, o nome do arquivo será, por exemplo, ativ1­_1_joaocarlos_mariaelisa. Re­comendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. Os traços que sugerimos utilizar, como sinal de underline, underscore ou sublinhado, são aceitos pelo computador como uma letra comum.
3. Poste o arquivo desta atividade na sala do curso no Ambiente E-Proinfo, no espaço Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Reflexões iniciais”.
Os professores não estão preparados para usarem as tecnologias da informação e comunicação (TIC) em razão ou não terem tempo adequado pra preparar-se ou não dominam as ferramentas das TICs.
A escola não mudou e nem transformou-se a respeito das TICs. Sabemos que há uma cobrança formal que nós, professores, dominemos as TICs e que as transformem nas suas aulas para os alunos de forma que elas sejam mais dinâmicas..
Nós nos sentimos despreparados e, por isso, estamos sempre em busca de novos aprendizados justamente para transformar as nossas aulas conforme nos é solicitado.
Nós ainda não usamos as TICs em sala de aula, mas interpretamos as informações para serem utilizadas em sala de aula com os nossos alunos e também repassamos, por exemplo, os sítios da internet que os alunos devam utilizar para aumentar o seu conhecimento e repertório.
Como professores sabemos que estar atualizado é ser uma pessoa do tempo seu e de seus alunos. É importantíssimo. O estudo continuo é obrigatório e as atualizações,óbvio, também.
Nós professores devemos ter uma postura crítica sobre nossas atitudes e das nossas incertezas intelectuais relacionadas as competências afetivas e sociais na interpretação, análise, compreensão e comunicação das informações, porque os professores devem mudar de postura, assim como os discentes, dos conceitos arraigados sobre a forma de estudo contínuo. Este é um dos desafios desta e das próximas gerações.
Márcia keiko e Mário Oliveira

A técnica HagáQuê - 3.2


 Explorando o HAGAQUÊ

Após as discussões sobre o uso da tecnologia em sala de aula, temos, para enriquecer a prática pedagógica, o uso do Software HAGAQUÊ,  é um instrumento riquíssimo que possibilita aos professores e alunos explorar diversos conteúdos de forma diferenciada, criando histórias em quadrinhos, técnica muito apreciada pelos alunos. É divertido  e  desenvolve  a  criatividade......


Unidade 1.2 - Quem Sou como Professor e Aprendiz


Refletindo sobre o uso das ferramentas das TICs, devemos pensar sempre que não é somente participar de informações e comunicações tecnológicas, mas saber utilizar, compreender, atuar e ir em busca de aprendizagens  e  informações.

Ter conhecimentos, cada vez mais profundos, das TICs.


Estamos nós, didáticos, preparados para usarmos as TICs ?






Para tal, é preciso ter : coragem, vencer desafios, articular saberes. 
Portanto o profº terá que aprender e ter domínio cada vez maior da TIC e saber usá-la .

Vemos nesse momento, o interesse constante do profº, saindo em  busca de aprendizagens  e domínios para usar as TICs. Com essa busca o profº objetiva  transformar as aulas, tornando-as mais dinâmicas, interessantes e participativas. Porém encontra, além do próprio  despreparo, a resistência das  escolas que, mesmo com salas de informática, em utilizá-las.

Portanto, será com  preparação e aprendizagem das ferramentas tecnológicas que o profº irá promover e desenvolver atividades que envolvam a participação do aluno, levando-o à informações e conhecimentos, com objetivos de construir outros conhecimentos, compreendendo o mundo atual  que vive, principalmente  ter capacidade em desenvolver a crítica e opiniões dos fatos e acontecimentos.

Com o domínio da TIC, o profº atuará como mediador, orientador,facilitador e desafiador, colocando-se como parceiro do aluno, porém respeitando os estilos dos trabalhos apresentados e dos caminhos escolhidos.
   Dirce  Tálamo  Pi
 

 

Unidade 1.1 - Reflexões Iniciais


Refletindo sobre o uso das ferramentas da TIC, devemos pensar sempre que não é somente participar de informações e comunicações tecnológicas, mas saber utilizar, compreender, atuar e ir em busca de informações. Ter conhecimentos, cada vez mais profundo, das TICs.

Estamos nós, didáticos, preparados para usarmos as TICs ?

Para tal, é preciso ter coragem, vencer desafios, articular saberes.  Portanto o profº terá que aprender e ter domínio cada vez maior da TIC e saber usá-la .

Vemos nesse momento, o interesse constante do profº, saindo em  busca de aprendizagens  e domínio para usar as TICs. Com essa busca o profº objetiva  transformar as aulas, tornando-as mais dinâmicas, interessantes e participativas. Porém encontra, além do próprio  despreparo, a resistência das  escolas que, mesmo com salas de informática, em utilizá-las.

Será com  preparação e aprendizagem das ferramentas tecnológicas que o profº irá promover e desenvolver atividades que envolvam a participação do aluno, levando-o à informações e conhecimentos, com objetivos de construir outros conhecimentos, compreendendo o mundo atual  que vive, principalmente  ter capacidade em desenvolver a crítica e opiniões dos fatos e acontecimentos.

Com o domínio da TIC, o profº atuará como mediador, facilitador e desafiador, colocando-se como parceiro do aluno, porém respeitando os estilos dos trabalhos apresentados e dos caminhos escolhidos.

 Dirce  Tálamo  Pi

 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012


construindo_um_hipertexto_na_escola_atividade2.6_márciakeiko
OBJETIVOS: POESIA E HIPERTEXTO
  • Levar os alunos a trabalharem com a informática, criando um hipertexto;
  • Orientar passo a passo a organização do trabalho;
  • Utilizar o hipertexto como ferramenta pedagógica.


CONTEÚDO: POESIA – A FLOR AMARELA – CECÍLIA MEIRELES


                FLOR  AMARELA
                                  (Cecília  Meireles )

               Olha  a  janela.

                Que  flor

               É  aquela

               Que  Arabela

               Molha ?

              É  uma 

              Flor  amarela !

 Cecília Meireles

Cecília Meireles (1901-1964) nasceu e morreu no RJ. Criada pela avó (os pais morreram quando ela era apenas um bebê), sempre foi uma aluna brilhante. Cecília iniciou parnasiana, fez duas obras mais simbolistas e depois ligou-se ao Modernismo, mas nunca realmente pertenceu totalmente a uma escola. Escreveu uma obra extremamente intimista e foi reconhecida largamente: foi a primeira mulher a ganhar um prêmio da ABL, ensinou na UERJ e na universidade do Texas. Além de poetisa, Cecília também foi teatróloga e tradutora.

ANOS: fundamental – ciclo I
TEMPO ESTIMADO: Uma aula (50 minutos)
MATERIAL NECESSÁRIO: sala de informática, word, office, internet, papel sulfite, lápis de cor

DESENVOLVIMENTO: conjunto de habilidades para o desenvolvimento da competência de hipertexto e hiperlink
Que são:
  • Selecionar as possíveis palavras da poesia;
  • Inserir o hipertexto;
  • Conhecer diversas formas de hiperlink;
  • Aplicar formas de multimídia no hipertexto (som/vídeo).

PRODUTO FINAL: O trabalho planejado, aprendizagem de mais uma ferramenta tecnológica construindo HIPERTEXTO e HIPERLINK.

AVALIAÇÃO:
Observar as habilidades de cada aluno seu interesse e participação.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

hagaquê

CECILIA MEIRELES Autor(a): DIRCE PI e MARCIA KEIKO | Página 1 | Página 2 | Publicado em: 8/20/2012 1:07:06 PM Feito com o HagáQuê

QUERIDOS LEITORES, REALIZAMOS UMA HISTORIA EM QUADRINHOS MUITO INTERESSANTE, LOGO POSTAREMOS. ABRAÇOS A TODOS: DIRCE TÁLAMO PI/MÁRCIA KEIKO

sábado, 4 de agosto de 2012

A Internet necessita de moderação!




central de ajuda | opções de e-mail | denunciar spam
Márcia Keiko compartilhou um vídeo com você no YouTube:
© 2012 YouTube, LLC
901 Cherry Ave, San Bruno, CA 94066
 Aos  amigos  cursistas.

MÁRCIA  e  DIRCE   convidam  a  todos  a  participarem  do  nosso  Blog,  postando  artigos,  textos, opiniões, ou seja,  TUDO  o  que  acharem  bom  e  interessante.  
Para  isso já  criamos  um  Portfólio !  
          AGRADECEMOS  MUITO  !