quinta-feira, 23 de agosto de 2012

reflexões iniciais atividade 1.1

Produza um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Ao produzi-lo, considere as orienta­ções que inserimos a seguir.
Orientações para a realização da atividade
1. Debata as questões propostas para reflexão com um(a) colega.
2. Escrevam um breve relato das principais reflexões da dupla, com cerca de 250 a 300 palavras, no Editor de textos. Salvem o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, como a seguinte forma: ativ_X_nome_sobrenome. Para esta atividade realizada pela dupla João Carlos Pereira e Maria Elisa Cardoso, o nome do arquivo será, por exemplo, ativ1­_1_joaocarlos_mariaelisa. Re­comendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. Os traços que sugerimos utilizar, como sinal de underline, underscore ou sublinhado, são aceitos pelo computador como uma letra comum.
3. Poste o arquivo desta atividade na sala do curso no Ambiente E-Proinfo, no espaço Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Reflexões iniciais”.
Os professores não estão preparados para usarem as tecnologias da informação e comunicação (TIC) em razão ou não terem tempo adequado pra preparar-se ou não dominam as ferramentas das TICs.
A escola não mudou e nem transformou-se a respeito das TICs. Sabemos que há uma cobrança formal que nós, professores, dominemos as TICs e que as transformem nas suas aulas para os alunos de forma que elas sejam mais dinâmicas..
Nós nos sentimos despreparados e, por isso, estamos sempre em busca de novos aprendizados justamente para transformar as nossas aulas conforme nos é solicitado.
Nós ainda não usamos as TICs em sala de aula, mas interpretamos as informações para serem utilizadas em sala de aula com os nossos alunos e também repassamos, por exemplo, os sítios da internet que os alunos devam utilizar para aumentar o seu conhecimento e repertório.
Como professores sabemos que estar atualizado é ser uma pessoa do tempo seu e de seus alunos. É importantíssimo. O estudo continuo é obrigatório e as atualizações,óbvio, também.
Nós professores devemos ter uma postura crítica sobre nossas atitudes e das nossas incertezas intelectuais relacionadas as competências afetivas e sociais na interpretação, análise, compreensão e comunicação das informações, porque os professores devem mudar de postura, assim como os discentes, dos conceitos arraigados sobre a forma de estudo contínuo. Este é um dos desafios desta e das próximas gerações.
Márcia keiko e Mário Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário