sábado, 29 de setembro de 2012

Recado - Márcia

Para minha amiga Márcia :

O curso de 100 h. que terminamos, foi ótimo!
Melhor ainda foi encontrar uma nova amiga, MÁRCIA!
Minha querida amiguinha, gostei muito de conhecê-la! 
Você uma pessoa muito amável, atenciosa, perseverante....
Está de PARABÉNS!  Fez  TODAS   as  atividades  com 
muito capricho e  criatividade ...
Seu vídeo  ficou LINDO.... Suas crianças com certeza, adoraram!
Ter uma profª como você é mesmo um privilégio!
Parabéns minha querida Márcia e vamos continuar..... mais cursos estão vindo!

Beijos.  Dirce Tálamo PI

POWER POINT - TERRA - SISTEMA SOLAR - 3.4



Atividade  3.4  >>  DIRCE TÁLAMO  PI










quinta-feira, 27 de setembro de 2012

DIRCE TÁLAMO PI, QUERIDA AMIGA DE CURSO, FIQUEI MUITO FELIZ EM TER SEU APOIO E AMIZADE NO CURSO TICs DE 100 h. DESEJO A VOCÊ MUITA SAÚDE, ALEGRIA E REALIZAÇÕES EM TUDO QUE FIZER. QUE DEUS ILUMINE TODOS OS SEUS PASSOS.
BEIJOS. MÁRCIA KEIKO.

Contextualizando a Mudança - 3 .2



CONTEXTUALIZANDO  A  MUDANÇA  - da teoria  à  prática  3.2 -  DIRCE  TÁLAMO  PI



           É na leitura diária com os alunos, com livros paradidáticos, textos, noticias de jornal ou mesmo numa roda de conversa,  que podemos conhecer muito bem cada um. 
          São esses momentos essenciais que os alunos conversam, contam casos, associam o assunto lido com algum fato deles, já vivido.    Enfim,  é  com  essa prática diária que podemos conhecer as opiniões,  as ideias, o modo de ser de cada,  seu desenvolvimento  e  o relacionamento com a família. 
         São momentos muito importantes, pois é a partir desses relatos que podemos entender cada um  e  entender seus comportamentos.  Essa é a parte emotiva e psicológica que podemos desenvolver com as crianças.   
         Na parte pedagógica desenvolvemos, com essas atividades, a oralidade, o vocabulário, a maneira correta de falar.   Partindo  daí  para  a  construção da escrita  e  a  habilidade da leitura alfabética.     São horas importantes em que sabemos as pretensões de cada um. 
        Os alunos nessa faixa etária (9 anos), gostam muito de contar e perguntar.  De aprender e  de  ensinar.   Adoram   falar   sobre  tecnologias  digitais  que  JÁ  sabem  e  que   dominam.   Falam dos computadores que acessam  e, principalmente  dos "joguinhos " que já têm e que já sabem jogar sozinhos.  Sabem  alguns, buscar  sites  de  pesquisas com  temas que a  eles  interessam.
      Bem  por  isso  que  se  precisa  inserir  nas  aulas  ferramentas  digitais,  orientando-os em  caminhos  de  buscas  positivas.  
      Novas  ideias  são  necessárias  para  que haja  adaptações nos conteúdos, usando a tecnologia,  para se atingir os objetivos pedagógicos.




quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Leitura, Reflexão e Discussão sobre Mídias - 4.3

Leitura do Texto de SILVIO P. COSTA -  4.3 -  DIRCE  TÁLAMO  PI

       Como "meios de comunicação"  ou  "mídias", se compreende :  rádio, TV, computador, telefone,cinema, jornal, videogame, independente  da tecnologia empregada.  Essas  mídias  realmente  mudaram  nossas  vidas.  
     Hoje  em dia, a  escola, os grupos sociais e os meios de comunicação são grandes espaços  educativos  e  socializadores.
    Após ter lido todo o  texto de Silvio P. Costa,  o que me chamou a atenção foram alguns pontos, que considerei importantes e  os  escrevo  aqui.      
    Conforme  seu  relato,  ele  foi  à  pesquisa de campo  com  o  objetivo  de  mapear  os  trabalhos  que  vinham  sendo  realizados  com os alunos e professores,  através  das  mídias  nas escolas.
    Esse  trabalho  foi  realizado em duas etapas.
    A  primeira buscou dados gerais à respeito do uso das mídias nas escolas.
    A  segunda, já com os dados coletados, escolheu  três  escolas,  (municipal, estadual, particular), para aprofundar suas observações.  Após vários dias de observação, dentro das escolas  e  das  classes, com alunos e professores,  concluiu que há computadores, máquinas fotográficas, jornais, revistas, gibis e acesso à  Internet, em boa parte das escolas de Ensino Fundamental de Florianópolis (onde foi realizada a pesquisa).   Mas observou também  que  não está havendo formação suficiente ou adequada dos professores, para promover ou estimular o  uso dessas  ferramentas,com  criatividade.
    Percebeu que muitos professores atuais nasceram em um mundo sem muitas mídias disponíveis hoje, embora tenha visto que as crianças, na maioria, têm alcance a muitas dessas  ferramentas tecnológicas.  Isso,  a  maioria dos professores parece não  ter  dado  conta ainda.  E  que  eles  poderiam  ser  melhores  mediadores  desses  usos.
   Embora  há  muitos  que  tentam  o  uso  dessas  possibilidades, mas  parecem não saber  como  fazê-lo.
   Ele viu que os alunos foram estimulados  a  aprender  a  manusear  câmeras, montar vídeos no computador, digitar textos  ou  pesquisar  na  Internet,  porém não foram  estimulados a refletir sobre quais  tecnologias  poderiam usar.   Conforme   diz  Silvio P.Costa,  talvez pelo fato de que os professores possuem um conhecimento mais limitado que o dos alunos.
    Entende-se que o conhecimento  e  a  aplicação  das  mídias  nas  escolas, são  estudos  e  atividades  complexas.
      No entanto, os  professores  essencialmente, deveriam  cada  vez  mais  se  aprofundar  nas  aprendizagens tecnológicas,  para  tornarem-se  bastante  competentes quando  das aplicações  dessas  inúmeras ferramentas  tecnológicas,  com  seus  alunos.
   O  artigo  de Silvio  P. Costa, na  íntegra,  está  disponível em :

"http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT16-4061--Int.pdf "





domingo, 16 de setembro de 2012

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

ATIVIDADE 4.5 PRODUZINDO RELATO DO PROJETO MULTIMÍDIA SILVANA CARDOSO e MÁRCIA KEIKO


produzindo_relato_projetomultimidia_atividade4.5_silvanacardoso_marciakeiko
A proposta de trabalho seria realizar um questionamento junto aos alunos sobre um tema que fosse do interesse dos educandos. Fizemos uma discussão na sala de aula e chegamos a um acordo, considerando  que seria importante para os alunos entre seis e sete anos, na fase de troca dos dentes de leite por permanentes, criar momentos para valorizar e incentivar a limpeza e cuidados com a nova dentição. Decidimos  de comum acordo (alunos e professoras)  elaborar um plano de aula com tema multidisciplinar sobre SAÚDE BUCAL, PREVENIR PARA SORRIR.
Fizemos com alguns alunos uma pesquisa online e visitamos alguns sites interessantes ao nível educacional de alunos de primeiro ano do Ensino Fundamental (músicas, clipes, mídias), abrangendo higienização com escova e creme dental, utilização do fio dental e bochecho para eliminação das bactérias.
A pesquisa por parte das professoras (Silvana Cardoso e Márcia Keiko) foram  através de sites:
Produzimos um plano de aula com slide share e aplicamos na sala de aula,  dividimos o cronograma  de atividades em quatro etapas de desenvolvimento, fotografamos e filmados com auxílio dos funcionários da escola que demonstraram muita vontade de auxiliar, elaboramos um texto coletivo com desenhos sobre o assunto proposto. Foram três dias consecutivos com muitas  atividades que resultaram em um trabalho prazeroso,  envolvendo todas as crianças ativamente e tendo uma avaliação positiva  e muito participativa.
Montamos e criamos com uso do Windows Live Movie Maker, foi uma experiência gratificante porque consideramos alcançar nosso objetivo, criando uma sequência de fotos e vídeos acoplado com áudio.


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ATIVIDADE 4.4 PLANEJANDO E PRODUZINDO, DOCUMENTO MULTIMÍDIA MÁRCIA KEIKO


planejando_produzindo_documento_multimidia_atividade4.4_marciakeiko_silvanacardoso
Nossa sequência didática é relacionada sobre prevenir para sorrir, saúde bucal. para o público alvo do Ensino Fundamental  ciclo I, Ciências, Corpo Humano e Saúde, Hábitos saudáveis.
Os objetivos propostos são:
  • Conhecer uma das principais doenças bucais, a cárie;
  • Aprender a maneira correta de escovar os dentes;
  • Compreender algumas ações que favorecem a manutenção da saúde bucal.

ATIVIDADE 4.3 LEITURA, REFLEXÃO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MÁRCIA KEIKO


leitura_reflexao_midiaeducacao_atividade4.3_marciakeiko

Conforme texto de Silvio Costa Pereira, que mapeou atividades de mídias educacionais desenvolvidas em escolas na cidade de Florianópolis, ele concluiu que apesar da quantidade de mídias relacionadas em redes sociais e sites educativos com uso de experiências novas, tendo ao nosso dispor diversas mídias como celulares, máquinas fotográficas, data show , acesso a internet em casa ou mesmo na escola na sala de informática, esses recursos não eram aproveitados para o aprendizado dos alunos, isso ocorre devido a falta de estudos específicos no uso da tecnologia, na produção e construção de conhecimentos, muitas vezes por falta de prática ou mesmo por  não saber atuar com essas ferramentas, verificou-se que parte dos professores são apenas receptores e não autores.
 Quando passamos a utilizar percebemos sua importância e passamos a exigir mais, dos responsáveis pelos recursos na escola. Precisamos então aprofundar ao elaborar uma proposta de trabalho envolvendo multimídia escolar. Com certeza Sílvio P. Costa  questiona  que precisamos avançar quanto ao seu uso é preciso transformar a escola num local de produção de mídias interativas (TORNAGHI, Tecnologias na educação. 2010, p.189).



NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS, ATIVIDADE 4.2, MÁRCIA KEIKO


navegando_vídeos_outrasmidias_atividade4.2_marciakeiko

Um excelente recurso disponível a todos nós educadores, é o portal do professor, nele encontramos uma variedades de dicas sobre variados assuntos e séries. É possível realizar pesquisas na internet utilizando navegadores (internet explorer, mozila firefox e outros) para localizar informações e ferramentas de busca, que possibilitam refinar os resultados encontrados sobre um determinado assunto. Se, por um lado, a quantidade de informações disponível na Internet representa um enorme avanço na democratização de acesso, por outro, ela cria a necessidade de separar o que ainda há o desafio de aproveitá-la na vida cotidiana e na escola, por professores, alunos, gestores, em várias modalidades de uso da internet na aprendizagem.
Estamos cada vez mais rodeados de objetos e símbolos que remetem à tecnologia. Os meios de comunicação constantemente divulgam produtos e serviços tecnológicos para facilitar o cotidiano das pessoas, tornando a vida mais confortável, mais rápida, mais eficiente.
Navegando em alguns sites que são riquíssimos para os profissionais da educação (docentes), podemos observar que os sites são atrativos aos nossos alunos, onde os conteúdos educacionais digitais estão disponíveis hoje na web.
Visitei alguns sites educacionais:
  
Existem inúmeros outros sites também interessantes:












ATIVIDADE 4.1 CONHECENDO OBJETOS MULTIMÍDIA - MÁRCIA KEIKO



conhecendo_objetos_multimídia_atividade4.1_marciakeiko
O uso de recursos tecnológicos na escola dão oportunidade do aluno construir seu próprio conhecimento,  possibilitando  ao estudante de ser criativo e atuante, os objetos multimídia estimulam a curiosidade, induzindo ao pensamento e a elaboração de conclusões próprias, facilitando a construção significativa, já que os conceitos são concretizados por meio de representações visuais e sonoras, esse tipo de prática pedagógica proporciona disciplina e interesse produzindo novos conhecimentos de acordo com suas ideias. Pensar em utilizar objetos multimídia na educação e repensar na inovação da prática com qualidade e obter resultados positivos.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Projetos de Trabalho com as tecnologias - Plano de Aula - 3.3


  
                  A  TERRA  no  Sistema  Solar
            Movimentos :  rotação /  translação
                       SOL  e  LUA

3º  Ano – Fundamental I
Duração :  três  aulas  de  50 minutos
Disciplina :  GEOGRAFIA

OBJETIVOS :
·        Despertar o interesse dos alunos,pelo tema.
·        Proporcionar aos alunos informações importantes  sobre o Planeta que vivem.
·        Ensinar os alunos o que é um Planeta e o que é o Universo.
·        Explicar as características  dos planetas, principalmente do planeta azul, a Terra, com seu satélite natural, a Lua.
·        Explicar aos alunos a localização da Terra, dentro de um grande sistema.
·        Fazer com entendam   a  grande importância do Sol em nossas vidas.
·        Mostrar aos alunos que a Terra não está parada  e as conseqüências dos  seus  principais  movimentos.
·        Investigar  o  trabalho   individual  e  em  grupo

CONTEÚDO :

O Planeta Terra, entre os oito planetas .
Sistema  Solar.
O Universo,  as Galáxias  e  a  Via-Láctea.
LUA  > o  Satélite natural da Terra .
Os  principais  motivos  da existência  de  vida  na Terra..
Os  grandes  movimentos da Terra : Rotação  e  Translação.
Suas  consequências.
 SOL  >   O  poder  de  uma   estrela  de  5ª grandeza.
.

DESENVOLVIMENTO  /   ESTRATÉGIAS :

No Inicio da aula  será mostrado um globo terrestre, que é a representação do nosso planeta,    para   demonstração e explicação  do  seu  formato.
As  explicações  serão  feitas  em  forma  de  perguntas  :

O  que   é um Planeta?      http://www.guiageo-mapas.com/imagens-terra.htm     
O  que  é  o Universo?
Por  que  a Terra  é  chamada    de   Planeta    Azul?    
O  que  é    o   Sistema  Solar ?                                            
O  que    são   as    galáxias ?

A  Terra  gira  na  terceira  órbita   do  Sistema  Solar . Via-Láctea.

Quais  são  os  Movimentos que a Terra  faz à  volta  do Sol?
Consequências  dos  Movimentos:
             Rotação >  DIA   e  NOITE.
            Translação >  Estações  do  ano

Será  proposto  que  os  alunos, com o que foi explicado, criem  desenhos do Sistema  Solar,  do  planeta  Terra,  girando  em  sua  órbita e desenho  dos  seus  principais  Movimentos.

RECURSOS  DIDÁTICOS :

Nas  aulas  serão  usados  os  seguintes  materiais:
·        Globo,  livro, texto,
·        vídeos, som,
·         computador (hipertexto/hiperlink), figuras,
·        papel  sulfite,  lápis  preto,
·        lápis de cor,
·        atividades  de  fixação.

AVALIAÇÃO :

Avaliar  o  desempenho  dos alunos  durante  o  processo  de  ensino  e  aprendizagem.
Verificar se a meta e os objetivos foram alcançados.
Avaliar  o  trabalho  individual  e  em  grupo,  durante  a  aplicação  do  projeto.

    Dirce  Tálamo  PI









Visitando a Wikipédia - 2.10

WIKIPÉDIA / WICKCIONÁRIO


A  Wikipédia  é um site de pesquisas, onde se pode buscar e pesquisar quaisquer assuntos. É uma enciclopédia multilíngue,  on-line livre, escrita por várias pessoas, de países diferentes e voluntários.  É uma enciclopédia sem fins lucrativos.
WIKI  significa  (havaiano) rápido.
Podemos dizer que pesquisar  na Wikipédia  é  como se  pesquisava na antiga   Enciclopédia  Barsa, tão importante e tão procurada tempos atrás, porém  os recursos tecnológicos que proporciona  tornou a busca  e  a  pesquisa muito mais accessíveis.
A  Wikipédia foi  fundada por  Jimmy  Wales.
É  um  site de saberes, informações de circulação, de conhecimentos  específicos, pesquisas científicas,  de  curiosidades, etc. 
As  informações  podem ser modificadas  e  ampliadas por qualquer pessoa.
Podem ser feitas pesquisas  de  projetos de base  com informações de  aprendizagens conteudísticas. Por  isso deve  ser  bastante explorada por professores e  alunos.  
Há informações de curiosidades, onde informa,  por exemplo, que o morango e o figo não são frutas e sim infrutiscências.
De grande importância, é que a Wikipédia dá a facilidade e oportunidade do internauta interagir com o site.  Melhor, a pessoa  buscando um  assunto, pode comentar, acrescentar material, discordar, ou seja, contribuir e argumentar sua busca.
Há também o Wikcionário, onde o intenauta poderá incluir palavras, que porventura, não existam  dentro do Wikcionário.  Ao  fazer  isso, ele será orientado e checado devidamente para que a veracidade das informações sejam exatas e corretas. 
Enfim, os  assuntos são enormes, imensos, de  quaisquer áreas, e as possibilidades de interagir são excelentes.
  Dirce  Tálamo PI

Entrevista - Profº Landislau Dowbor - 1.3


• COMO A ESCOLA VEM LIDANDO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS?


Muito sensivelmente as escolas começam a se preocupar com as tecnologias. A realidade é que ainda há pouco incentivo aos professores em se atualizarem e aprenderem as novas ferramentas tecnológicas. Porém a necessidade dessa utilização e motivação das aulas é fundamental, já que a maioria dos alunos já domina e usa esses canais. Cabe então ao professor saber orientá-los e encaminhá-los. Na entrevista do Profº Landislau Dowbor, diz ele, que atualmente existem muitíssimas informações para os alunos, que é preciso selecionar essas informações, que são de grande volume! Inclusive ele cita : "A cabeça não tem que ser bem cheia ; tem que ser bem FEITA!" Diz também: A escola de hoje não pode mais ser LECIONADORA, repetitiva de conteúdos, tem de ser mais organizada e mais articuladora de diversos espaços. Com todas essas citações do Profº, devemos lembrar sempre que todos os recursos que existem numa escola, devem ser utilizados. Conclui-se que, ao Profº atual, cabe ensinar como organizar o que o aluno aprende, organizar arquivos, organizar pesquisas de informações. Mas, é com toda certeza que, nenhum professor atual se recusa a acompanhar esse progresso e aprender novas tecnologias para interagir com os alunos o uso dessas ferramentas .
   Dirce  Tálamo  PI




• COMO VEM SENDO A APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES, GESTORES E ALUNOS PARA UTILIZAR AS TECNOLOGIAS NO SEU COTIDIANO? E, COM ISSO, COMO FICA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM?


O interesse dos professores em aprender, se atualizar e a se familiarizar com as tecnologias, cresce a cada dia. Haja visto que em cursos oferecidos pelo MEC e Secretaria da Educação, são sempre muito procurados. Aos professores cabe “correr atrás”, pois os alunos já estão bastante avançados e inteirados com essas ferramentas. Com a tecnologia o ensino deixou de ser meramente unilateral, o professor tornou-se um aliado, um mediador, em que precisa se empenhar na orientação do aluno, para que ele sempre faça a busca correta de novos conhecimentos. O professor PRECISA saber como ministrar conteúdos usando a tecnologia adequada. Porém nunca deixando de lado as ferramentas seculares de ensino : giz, lousa, caderno, lápis, caneta, livros, etc.
   Dirce  Tálamo  PI

PREVENIR PARA SORRIR, SAÚDE BUCAL

Realizei um plano de aula sobre saúde bucal espero que consigam visualizar e aprovem o trabalho:

sábado, 8 de setembro de 2012

MINHA ESCOLA - 1.4



Na  “minha  escola”,  têm   27  docentes.
Por  enquanto o  uso  de  material  tecnológico  é  pouco. 
Acredito, ou  tenho  certeza, que o que mais falta  são  oportunidades  que  dêem   aos  professores   conhecerem  e  se  assegurarem  devidamente  das  TICs.  
Porém  o interesse     é   bastante  e  a  procura  para  se  atualizarem  e  se  especializarem cada  vez é maior.   Ou  seja,  os  professores  estão  fazendo  sua  parte, cabe  também  à  Escola,  fazer  a  sua.    Ou  seja, fornecer  ocasiões  favoráveis  e  de  interesse  aos  didáticos  e  adquirir  equipamentos, para  que  o  uso  das  ferramentas  da  tecnologia  se  torne  uma  realidade.
Temos  uma  sala  de  informática,  porém  ainda não  completa  e  não usada.
Um  Vídeo Show, que  bastante  utilizado  nas  reuniões  de  HTPC .
Abordando  temas  Pedagógicos, inúmeras  vezes  os  professores  fazem  uso  de  vídeos  e  do  vídeo  show,  e  também na  preparação  de  temas  diversos  para  enriquecer   e  engrandecer  as  aulas,  motivando  e  ajudando  os  alunos.
No  entanto,  em regra  geral, o material  usado  diariamente  e  incessantemente  é  o  giz  e  a  lousa,  os  livros  didáticos  e  os  paradidáticos.  
  Dirce  Tálamo  PI






segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Produto multimídia atividade 3.3

produto_multimidia_atividade3.3 _marciakeiko Pesquisei no portal do professor (multimídia,
fundamental I) e observei uma prática de aula muito interessante que posso aplicar na minha
sala de aula. CLASSIFICAR OS PRODUTOS MULTIMÍDIA SEGUIDO PELO PORTAL DO
PROFESSOR: Nível: Fundamental I Modalidade: Ensino Regular Componente Curricular:
 Língua Portuguesa, Ciências Tema: Prevenir para sorrir Tipo de recurso: Fantoches,
 Paródias de músicas, dramatizações Vídeos:

Enviado por : MARCIA KEIKO KONDO TACINI(29/08/2012)

Papel da tecnologia na integração do currículo atividade 3.2


)
papel_tecnologias_integracao_curriculo_marciakeiko_ativ3.2 A tecnologia desperta interesse a todos sem exceção, independente de qualquer classe social, idade, gênero, etnia ou religião. A necessidade de implantar nas instituições escolares, um currículo voltado as práticas tecnológicas inovadoras flexíveis, possibilita a sensibilização real dos nossos alunos, ligando os recursos tecnológicos com as atividades pedagógicas. O mundo está em constantes mudanças tecnológicas e a escola não pode ficar fora desse contexto, tendo em vista que os alunos usam celulares, fazem parte das redes sociais se comunicando, portando é preciso democratizar o ensino, onde o currículo esteja em transformação no processo da construção do conhecimento, auxiliando os discentes na sua autonomia pessoal, formando seres críticos, competitivos, produtivos e pensantes, capazes de atuar na sociedade dentro da realidade atual.
Enviado por : MARCIA KEIKO KONDO TACINI(20/08/2012)

Práticas pedagógicas e mídias sociais atividade 3.1

entrevista_lucas_ciavatta_atividade 3.1_marciakeiko práticas pedagógicas e mídias sociais (reflexões): Considerei interessante quando se reforça o sucesso da aprendizagem colaborativa no trabalho em equipe entre os alunos, porque favorece resultados positivos com criatividade, interesse, motivação, respeito e disciplina, despertando no aluno confiança e segurança quando utilizamos a tecnologia para o crescimento do grupo. Cabe a nós professores fornecer caminhos para que eles busquem seus interesses relativos ao que for proposto e vença seus desafios. fonte de informações: http://portaldoprofessor.mec.gov.br, Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC’s, Unidade 3 – Prática Pedagógica e Mídias Digitais, pgs. 119 á 121 – Entrevista com Lucas Ciavatta.

Navegando wikipédia e wikidicionário atividades 2.10 e 2.11


navegando_wikipedia2.10_wikidicionario2.11_marciakeiko Cabe ao professor
incentivar os alunos a conhecerem e navegarem com a finalidade de aprender,
A Wikipédia é uma ferramenta online, com meios e finalidades, de alta qualidade,
 que preza o respeito mútuo, propicia oportunidades poderosas para o acesso a
informação, cultura e educação, com possibilidades de pesquisar e editar qualquer
tipo de arquivo da sua maneira, podendo ser corrigido ou desfeito a qualquer
 momento, não tendo medo de ser feliz, é fundamental que o grupo de
colaboradores cresça para aumentar os arquivos existentes, nos dando uma
sensação prazerosa de sermos incluídos digitais, sendo que contribuir é educativo,
 interativo e divertido, com possibilidade de promover uma opinião, uma pessoa,
um serviço e até uma obra que necessita ser divulgada. A Wikipédia e o Wikidicionário
 são duas ferramentas que uma complementa a outra em questão de conteúdos,
favorecendo professores e alunos, possuem um acervo em potencial de links e
hipertextos, um tradutor de línguas dando um significado a cada palavra pesquisada,
 é útil para ser usado como dicionário eletrônico, na Wikipédia é necessário fazer um
cadastro para pesquisar os conteúdos. Aconselho a todos navegar nessas ferramentas
 devido a grande produtividade e os temas resumidos que favorecem uma reflexão
 rápida e interessante.
Enviado por : MARCIA KEIKO KONDO TACINI(15/08/2012)

Poster sobre vivência na escola atividade 2.9

Criação de um poster para ser avaliado pelos colegas do curso, sobre o trabalho: tema A flor amarela de Cecília Meireles.

Hipertexto na sala de aula atividade 2.8


luiz_a_marcuschi_atividade2.8_hipertexto_sala_aula_márciakeiko
No futuro haverá necessidade de favorecer a construção interativa do conhecimento, uma única diferença das tecnologias tradicionais é a ausência de páginas, a composição da linearidade textual e a desmontagem da própria noção de texto do hipertexto. Os processos de produção e compreensão devem estar relacionadas com as questões cognitivas, precisamos depender de um  sistema organizacional permitindo mover-se rápido e facilmente de uma seção a outra, o interessante que cada leitor faz suas escolhas e um  texto não é similar a outro. A diferença de um texto linear dos impressos é a possibilidade de escolhas e as suas interferências online. Alguns tipos de enciclopédia, enciclopédia, dicionários, obras de consultas como catálogos telefônicos podem ser lidos linearmente, com múltiplas direções.
Um aspecto importante chamado de escrita colaborativa feita em redes unidos num só computador, criando um hipertexto  que podemos considerar uma verdade, gerando responsabilidade coletiva um fenômeno difícil de identificar como simples observador.
Podemos citar duas categorias de hipertexto: 
EXPLORATÓRIO – mantém a autoria original, mas encoraja e permite uma audiência, não modificando  as versões do material;
CONSTRUTIVO – muda a autoridade do autor original e requer capacidade de agir, recriar, utilizar representações visuais e pessoais do conhecimento.
A escolha por determinado assunto para ser proveitosa é preciso um maior conhecimento prévio e consciência  do que requer buscar, permitindo convite a escolhas as vezes inconvenientes, causando um stress cognitivo devido a sobrecarga a exigência maior que um livro impresso.
As características de um hipertexto apontam algumas afirmações:
O hipertexto não é um texto linear, volátil e passageiro considerado um fenômeno virtual, um texto topográfico não hierárquico sem  limites  definidos para se desenvolver, fragmentário consistindo em constante ligações e porções em geral prévias,  acessibilidade ilimitada  para qualquer tipo de fonte, possibilita simultaneamente utilizar linguagem oral com a não verbal, integrativa que é impossível na tecnologia impressa, interativo porque se relaciona com o leitor navegador num tempo real, simulando uma comunicação verbal direta.
A inexistência de um foco dominante sugere descontração dando diferenciação no controle da informação entre a tecnologia tradicional e o hipertexto tanto  na apresentação  da escrita do autor e escritor  ou na centralização tópica das coerências e referências. Através do hipertexto se cria um novo espaço na escrita, pois mesmo dois leitores podem tomar caminhos e decisões completamente diferentes devido ao controle das suas necessidades, condições cognitivas  ou interesses específicos. Quanto à tecnologia impressa possuem um acesso rígido e estabelecidos, porém são importantes ferramentas de pesquisa sendo um dos mecanismos mais importantes dentro de um  sistema educacional.
A linearidade é essencial para a escrita de palavras e frases dentro das regras de sintaxe, devemos desmistificar a distância entre a fala e a escrita nos processos de comunicação, interpretação e negociações  na construção dos conhecimentos, gerando um desafio  para a produção de um ensino  e não da tecnologia, o hipertexto acarretará  propostas de redefinições  curriculares, revisão e identificação de fontes, revendo  nossos sistemas de reclassificação e ligação dos conhecimentos na escola.

pratica pedagógica atividade 2.7


atividade2.7_pratica_pedagogica_marciakeiko

Os alunos obtiveram bom envolvimento, conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade com facilidade. Muitos demonstraram espontaneidade nas colocações, sendo o trabalho realizado em etapas, no primeiro momento discutimos em classe e foi mencionado o que pretendíamos alcançar, foi colocada a poesia A FLOR AMARELA na lousa e solicitado que fosse feito a leitura como um grande coral, leram e releram, identificando as palavras apontadas, observando-se sua forma correta de escrever.
Na segunda etapa, as crianças foram filmadas e fotografadas como um todo dentro da sua própria sala de aula, solicitei que fizessem ilustrações sobre o que significava o texto para eles, alguns muito motivados conseguiram escrever sobre o que tinham ouvido.
Eu pensei em realizar a fase seguinte na sala dos professores, onde existem dois computadores e a nossa coordenadora pedagógica considerou o melhor local para continuar a proposta, seria na sala de informática, escolhi três alunos e iniciamos a pesquisa via online, os alunos sentaram cada um num computador, foram filmados conforme  faziam a pesquisa e se mostraram bastante curiosos, conforme encontravam sites  sobre o tema, registravam em folhas o que consideravam interessantes.
Após pesquisa, discutimos sobre o que tinham registrado nos links que navegaram e resolvemos em comum acordo fazer um hipertexto coletivo, apenas indiquei que cada palavra escrita deveria ter um espaço, já aplicando como deve ser a segmentação na formação textual.
Na sala de informática existem monitores permanentes que auxiliam os professores e alunos, que tenham interesse de pesquisar fora do horário de aula, os computadores onde os discentes estavam sentados, funcionaram perfeitamente, tive a impressão que as crianças ficaram fascinadas por não conhecerem essa sala, foi a primeira experiência e mostraram calmas e participativas.
A diretora da nossa escola, permitiu que um inspetor de alunos (Sérgio) fizesse uma assessoria me auxiliando na filmagem  e acompanhou todo o processo, demonstrando muita paciência com os alunos, também contamos com a presença da Beatriz  (monitora) da sala de tecnologia digital. Considerei o plano de aula prazeroso e estimulante e já estou pensando em utilizar a sala de informática como prática de alfabetização, fiz questão que os alunos escrevessem em folhas de papel sulfite como prova da veracidade do meu trabalho.