segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Hipertexto na sala de aula atividade 2.8


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No futuro haverá necessidade de favorecer a construção interativa do conhecimento, uma única diferença das tecnologias tradicionais é a ausência de páginas, a composição da linearidade textual e a desmontagem da própria noção de texto do hipertexto. Os processos de produção e compreensão devem estar relacionadas com as questões cognitivas, precisamos depender de um  sistema organizacional permitindo mover-se rápido e facilmente de uma seção a outra, o interessante que cada leitor faz suas escolhas e um  texto não é similar a outro. A diferença de um texto linear dos impressos é a possibilidade de escolhas e as suas interferências online. Alguns tipos de enciclopédia, enciclopédia, dicionários, obras de consultas como catálogos telefônicos podem ser lidos linearmente, com múltiplas direções.
Um aspecto importante chamado de escrita colaborativa feita em redes unidos num só computador, criando um hipertexto  que podemos considerar uma verdade, gerando responsabilidade coletiva um fenômeno difícil de identificar como simples observador.
Podemos citar duas categorias de hipertexto: 
EXPLORATÓRIO – mantém a autoria original, mas encoraja e permite uma audiência, não modificando  as versões do material;
CONSTRUTIVO – muda a autoridade do autor original e requer capacidade de agir, recriar, utilizar representações visuais e pessoais do conhecimento.
A escolha por determinado assunto para ser proveitosa é preciso um maior conhecimento prévio e consciência  do que requer buscar, permitindo convite a escolhas as vezes inconvenientes, causando um stress cognitivo devido a sobrecarga a exigência maior que um livro impresso.
As características de um hipertexto apontam algumas afirmações:
O hipertexto não é um texto linear, volátil e passageiro considerado um fenômeno virtual, um texto topográfico não hierárquico sem  limites  definidos para se desenvolver, fragmentário consistindo em constante ligações e porções em geral prévias,  acessibilidade ilimitada  para qualquer tipo de fonte, possibilita simultaneamente utilizar linguagem oral com a não verbal, integrativa que é impossível na tecnologia impressa, interativo porque se relaciona com o leitor navegador num tempo real, simulando uma comunicação verbal direta.
A inexistência de um foco dominante sugere descontração dando diferenciação no controle da informação entre a tecnologia tradicional e o hipertexto tanto  na apresentação  da escrita do autor e escritor  ou na centralização tópica das coerências e referências. Através do hipertexto se cria um novo espaço na escrita, pois mesmo dois leitores podem tomar caminhos e decisões completamente diferentes devido ao controle das suas necessidades, condições cognitivas  ou interesses específicos. Quanto à tecnologia impressa possuem um acesso rígido e estabelecidos, porém são importantes ferramentas de pesquisa sendo um dos mecanismos mais importantes dentro de um  sistema educacional.
A linearidade é essencial para a escrita de palavras e frases dentro das regras de sintaxe, devemos desmistificar a distância entre a fala e a escrita nos processos de comunicação, interpretação e negociações  na construção dos conhecimentos, gerando um desafio  para a produção de um ensino  e não da tecnologia, o hipertexto acarretará  propostas de redefinições  curriculares, revisão e identificação de fontes, revendo  nossos sistemas de reclassificação e ligação dos conhecimentos na escola.

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