luiz_a_marcuschi_atividade2.8_hipertexto_sala_aula_márciakeiko
No futuro haverá necessidade
de favorecer a construção interativa do conhecimento, uma única diferença das
tecnologias tradicionais é a ausência de páginas, a composição da linearidade
textual e a desmontagem da própria noção de texto do hipertexto. Os processos
de produção e compreensão devem estar relacionadas com as questões cognitivas,
precisamos depender de um sistema
organizacional permitindo mover-se rápido e facilmente de uma seção a outra, o
interessante que cada leitor faz suas escolhas e um texto não é similar a outro. A diferença de
um texto linear dos impressos é a possibilidade de escolhas e as suas
interferências online. Alguns tipos de enciclopédia, enciclopédia, dicionários,
obras de consultas como catálogos telefônicos podem ser lidos linearmente, com
múltiplas direções.
Um aspecto importante
chamado de escrita colaborativa feita em redes unidos num só computador,
criando um hipertexto que podemos
considerar uma verdade, gerando responsabilidade coletiva um fenômeno difícil
de identificar como simples observador.
Podemos citar duas
categorias de hipertexto:
EXPLORATÓRIO – mantém a
autoria original, mas encoraja e permite uma audiência, não modificando as versões do material;
CONSTRUTIVO – muda a
autoridade do autor original e requer capacidade de agir, recriar, utilizar
representações visuais e pessoais do conhecimento.
A escolha por determinado
assunto para ser proveitosa é preciso um maior conhecimento prévio e
consciência do que requer buscar,
permitindo convite a escolhas as vezes inconvenientes, causando um stress
cognitivo devido a sobrecarga a exigência maior que um livro impresso.
As características de um
hipertexto apontam algumas afirmações:
O hipertexto não é um texto
linear, volátil e passageiro considerado um fenômeno virtual, um texto
topográfico não hierárquico sem limites
definidos para se desenvolver, fragmentário consistindo em constante
ligações e porções em geral prévias, acessibilidade ilimitada para qualquer tipo de fonte, possibilita
simultaneamente utilizar linguagem oral com a não verbal, integrativa que é
impossível na tecnologia impressa, interativo porque se relaciona com o leitor
navegador num tempo real, simulando uma comunicação verbal direta.
A inexistência de um foco
dominante sugere descontração dando diferenciação no controle da informação
entre a tecnologia tradicional e o hipertexto tanto na apresentação da escrita do autor e escritor ou na centralização tópica das coerências e
referências. Através do hipertexto se cria um novo espaço na escrita, pois
mesmo dois leitores podem tomar caminhos e decisões completamente diferentes devido
ao controle das suas necessidades, condições cognitivas ou interesses específicos. Quanto à
tecnologia impressa possuem um acesso rígido e estabelecidos, porém são
importantes ferramentas de pesquisa sendo um dos mecanismos mais importantes
dentro de um sistema educacional.
A linearidade é essencial
para a escrita de palavras e frases dentro das regras de sintaxe, devemos
desmistificar a distância entre a fala e a escrita nos processos de
comunicação, interpretação e negociações
na construção dos conhecimentos, gerando um desafio para a produção de um ensino e não da tecnologia, o hipertexto acarretará propostas de redefinições curriculares, revisão e identificação de
fontes, revendo nossos sistemas de
reclassificação e ligação dos conhecimentos na escola.
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