atividade2.7_pratica_pedagogica_marciakeiko
Os alunos obtiveram bom
envolvimento, conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade com
facilidade. Muitos demonstraram espontaneidade nas colocações, sendo o trabalho
realizado em etapas, no primeiro momento discutimos em classe e foi mencionado
o que pretendíamos alcançar, foi colocada a poesia A FLOR AMARELA na lousa e
solicitado que fosse feito a leitura como um grande coral, leram e releram,
identificando as palavras apontadas, observando-se sua forma correta de
escrever.
Na segunda etapa, as
crianças foram filmadas e fotografadas como um todo dentro da sua própria sala
de aula, solicitei que fizessem ilustrações sobre o que significava o texto
para eles, alguns muito motivados conseguiram escrever sobre o que tinham
ouvido.
Eu pensei em realizar a fase
seguinte na sala dos professores, onde existem dois computadores e a nossa
coordenadora pedagógica considerou o melhor local para continuar a proposta, seria
na sala de informática, escolhi três alunos e iniciamos a pesquisa via online,
os alunos sentaram cada um num computador, foram filmados conforme faziam a pesquisa e se mostraram bastante
curiosos, conforme encontravam sites sobre o tema, registravam em folhas o que
consideravam interessantes.
Após pesquisa, discutimos
sobre o que tinham registrado nos links que navegaram e resolvemos em comum
acordo fazer um hipertexto coletivo, apenas indiquei que cada palavra escrita
deveria ter um espaço, já aplicando como deve ser a segmentação na formação
textual.
Na sala de informática
existem monitores permanentes que auxiliam os professores e alunos, que tenham
interesse de pesquisar fora do horário de aula, os computadores onde os discentes
estavam sentados, funcionaram perfeitamente, tive a impressão que as crianças
ficaram fascinadas por não conhecerem essa sala, foi a primeira experiência e
mostraram calmas e participativas.
A diretora da nossa escola,
permitiu que um inspetor de alunos (Sérgio) fizesse uma assessoria me auxiliando
na filmagem e acompanhou todo o
processo, demonstrando muita paciência com os alunos, também contamos com a
presença da Beatriz (monitora) da sala
de tecnologia digital. Considerei o plano de aula prazeroso e estimulante e já
estou pensando em utilizar a sala de informática como prática de alfabetização,
fiz questão que os alunos escrevessem em folhas de papel sulfite como prova da
veracidade do meu trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário