segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Entrevista - Profº Landislau Dowbor - 1.3


• COMO A ESCOLA VEM LIDANDO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS?


Muito sensivelmente as escolas começam a se preocupar com as tecnologias. A realidade é que ainda há pouco incentivo aos professores em se atualizarem e aprenderem as novas ferramentas tecnológicas. Porém a necessidade dessa utilização e motivação das aulas é fundamental, já que a maioria dos alunos já domina e usa esses canais. Cabe então ao professor saber orientá-los e encaminhá-los. Na entrevista do Profº Landislau Dowbor, diz ele, que atualmente existem muitíssimas informações para os alunos, que é preciso selecionar essas informações, que são de grande volume! Inclusive ele cita : "A cabeça não tem que ser bem cheia ; tem que ser bem FEITA!" Diz também: A escola de hoje não pode mais ser LECIONADORA, repetitiva de conteúdos, tem de ser mais organizada e mais articuladora de diversos espaços. Com todas essas citações do Profº, devemos lembrar sempre que todos os recursos que existem numa escola, devem ser utilizados. Conclui-se que, ao Profº atual, cabe ensinar como organizar o que o aluno aprende, organizar arquivos, organizar pesquisas de informações. Mas, é com toda certeza que, nenhum professor atual se recusa a acompanhar esse progresso e aprender novas tecnologias para interagir com os alunos o uso dessas ferramentas .
   Dirce  Tálamo  PI




• COMO VEM SENDO A APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES, GESTORES E ALUNOS PARA UTILIZAR AS TECNOLOGIAS NO SEU COTIDIANO? E, COM ISSO, COMO FICA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM?


O interesse dos professores em aprender, se atualizar e a se familiarizar com as tecnologias, cresce a cada dia. Haja visto que em cursos oferecidos pelo MEC e Secretaria da Educação, são sempre muito procurados. Aos professores cabe “correr atrás”, pois os alunos já estão bastante avançados e inteirados com essas ferramentas. Com a tecnologia o ensino deixou de ser meramente unilateral, o professor tornou-se um aliado, um mediador, em que precisa se empenhar na orientação do aluno, para que ele sempre faça a busca correta de novos conhecimentos. O professor PRECISA saber como ministrar conteúdos usando a tecnologia adequada. Porém nunca deixando de lado as ferramentas seculares de ensino : giz, lousa, caderno, lápis, caneta, livros, etc.
   Dirce  Tálamo  PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário