CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA - da teoria à prática 3.2 - DIRCE TÁLAMO PI
É na leitura diária com os alunos, com livros paradidáticos, textos, noticias de jornal ou mesmo numa roda de conversa, que podemos conhecer muito bem cada um.
São esses momentos essenciais que os alunos conversam, contam casos, associam o assunto lido com algum fato deles, já vivido. Enfim, é com essa prática diária que podemos conhecer as opiniões, as ideias, o modo de ser de cada, seu desenvolvimento e o relacionamento com a família.
São momentos muito importantes, pois é a partir desses relatos que podemos entender cada um e entender seus comportamentos. Essa é a parte emotiva e psicológica que podemos desenvolver com as crianças.
Na parte pedagógica desenvolvemos, com essas atividades, a oralidade, o vocabulário, a maneira correta de falar. Partindo daí para a construção da escrita e a habilidade da leitura alfabética. São horas importantes em que sabemos as pretensões de cada um.
Os alunos nessa faixa etária (9 anos), gostam muito de contar e perguntar. De aprender e de ensinar. Adoram falar sobre tecnologias digitais que JÁ sabem e que JÁ dominam. Falam dos computadores que acessam e, principalmente dos "joguinhos " que já têm e que já sabem jogar sozinhos. Sabem alguns, buscar sites de pesquisas com temas que a eles interessam.
Bem por isso que se precisa inserir nas aulas ferramentas digitais, orientando-os em caminhos de buscas positivas.
Novas ideias são necessárias para que haja adaptações nos conteúdos, usando a tecnologia, para se atingir os objetivos pedagógicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário