quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Contextualizando a Mudança - 3 .2



CONTEXTUALIZANDO  A  MUDANÇA  - da teoria  à  prática  3.2 -  DIRCE  TÁLAMO  PI



           É na leitura diária com os alunos, com livros paradidáticos, textos, noticias de jornal ou mesmo numa roda de conversa,  que podemos conhecer muito bem cada um. 
          São esses momentos essenciais que os alunos conversam, contam casos, associam o assunto lido com algum fato deles, já vivido.    Enfim,  é  com  essa prática diária que podemos conhecer as opiniões,  as ideias, o modo de ser de cada,  seu desenvolvimento  e  o relacionamento com a família. 
         São momentos muito importantes, pois é a partir desses relatos que podemos entender cada um  e  entender seus comportamentos.  Essa é a parte emotiva e psicológica que podemos desenvolver com as crianças.   
         Na parte pedagógica desenvolvemos, com essas atividades, a oralidade, o vocabulário, a maneira correta de falar.   Partindo  daí  para  a  construção da escrita  e  a  habilidade da leitura alfabética.     São horas importantes em que sabemos as pretensões de cada um. 
        Os alunos nessa faixa etária (9 anos), gostam muito de contar e perguntar.  De aprender e  de  ensinar.   Adoram   falar   sobre  tecnologias  digitais  que  JÁ  sabem  e  que   dominam.   Falam dos computadores que acessam  e, principalmente  dos "joguinhos " que já têm e que já sabem jogar sozinhos.  Sabem  alguns, buscar  sites  de  pesquisas com  temas que a  eles  interessam.
      Bem  por  isso  que  se  precisa  inserir  nas  aulas  ferramentas  digitais,  orientando-os em  caminhos  de  buscas  positivas.  
      Novas  ideias  são  necessárias  para  que haja  adaptações nos conteúdos, usando a tecnologia,  para se atingir os objetivos pedagógicos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário