quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Leitura, Reflexão e Discussão sobre Mídias - 4.3

Leitura do Texto de SILVIO P. COSTA -  4.3 -  DIRCE  TÁLAMO  PI

       Como "meios de comunicação"  ou  "mídias", se compreende :  rádio, TV, computador, telefone,cinema, jornal, videogame, independente  da tecnologia empregada.  Essas  mídias  realmente  mudaram  nossas  vidas.  
     Hoje  em dia, a  escola, os grupos sociais e os meios de comunicação são grandes espaços  educativos  e  socializadores.
    Após ter lido todo o  texto de Silvio P. Costa,  o que me chamou a atenção foram alguns pontos, que considerei importantes e  os  escrevo  aqui.      
    Conforme  seu  relato,  ele  foi  à  pesquisa de campo  com  o  objetivo  de  mapear  os  trabalhos  que  vinham  sendo  realizados  com os alunos e professores,  através  das  mídias  nas escolas.
    Esse  trabalho  foi  realizado em duas etapas.
    A  primeira buscou dados gerais à respeito do uso das mídias nas escolas.
    A  segunda, já com os dados coletados, escolheu  três  escolas,  (municipal, estadual, particular), para aprofundar suas observações.  Após vários dias de observação, dentro das escolas  e  das  classes, com alunos e professores,  concluiu que há computadores, máquinas fotográficas, jornais, revistas, gibis e acesso à  Internet, em boa parte das escolas de Ensino Fundamental de Florianópolis (onde foi realizada a pesquisa).   Mas observou também  que  não está havendo formação suficiente ou adequada dos professores, para promover ou estimular o  uso dessas  ferramentas,com  criatividade.
    Percebeu que muitos professores atuais nasceram em um mundo sem muitas mídias disponíveis hoje, embora tenha visto que as crianças, na maioria, têm alcance a muitas dessas  ferramentas tecnológicas.  Isso,  a  maioria dos professores parece não  ter  dado  conta ainda.  E  que  eles  poderiam  ser  melhores  mediadores  desses  usos.
   Embora  há  muitos  que  tentam  o  uso  dessas  possibilidades, mas  parecem não saber  como  fazê-lo.
   Ele viu que os alunos foram estimulados  a  aprender  a  manusear  câmeras, montar vídeos no computador, digitar textos  ou  pesquisar  na  Internet,  porém não foram  estimulados a refletir sobre quais  tecnologias  poderiam usar.   Conforme   diz  Silvio P.Costa,  talvez pelo fato de que os professores possuem um conhecimento mais limitado que o dos alunos.
    Entende-se que o conhecimento  e  a  aplicação  das  mídias  nas  escolas, são  estudos  e  atividades  complexas.
      No entanto, os  professores  essencialmente, deveriam  cada  vez  mais  se  aprofundar  nas  aprendizagens tecnológicas,  para  tornarem-se  bastante  competentes quando  das aplicações  dessas  inúmeras ferramentas  tecnológicas,  com  seus  alunos.
   O  artigo  de Silvio  P. Costa, na  íntegra,  está  disponível em :

"http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT16-4061--Int.pdf "





Nenhum comentário:

Postar um comentário