Leitura do Texto de SILVIO P. COSTA - 4.3 - DIRCE TÁLAMO PI
Como "meios de comunicação" ou "mídias", se compreende : rádio, TV, computador, telefone,cinema, jornal, videogame, independente da tecnologia empregada. Essas mídias realmente mudaram nossas vidas.
Hoje em dia, a escola, os grupos sociais e os meios de comunicação são grandes espaços educativos e socializadores.
Após ter lido todo o texto de Silvio P. Costa, o que me chamou a
atenção foram alguns pontos, que considerei importantes e os escrevo
aqui.
Conforme seu relato, ele foi à pesquisa de campo com o
objetivo de mapear os trabalhos que vinham sendo realizados
com os alunos e professores, através das mídias nas escolas.
Esse trabalho foi realizado em duas etapas.
A primeira buscou dados gerais à respeito do uso das mídias nas escolas.
A segunda, já com os dados coletados, escolheu três escolas,
(municipal, estadual, particular), para aprofundar suas observações.
Após vários dias de observação, dentro das escolas e das classes,
com alunos e professores, concluiu que há computadores, máquinas
fotográficas, jornais, revistas, gibis e acesso à Internet, em boa
parte das escolas de Ensino Fundamental de Florianópolis (onde foi
realizada a pesquisa). Mas observou também que não está havendo formação suficiente ou adequada dos professores, para promover ou estimular o uso dessas ferramentas,com criatividade.
Percebeu que muitos professores atuais nasceram em um mundo sem muitas
mídias disponíveis hoje, embora tenha visto que as crianças, na maioria,
têm alcance a muitas dessas ferramentas tecnológicas. Isso, a
maioria dos professores parece não ter dado conta ainda. E que
eles poderiam ser melhores mediadores desses usos.
Embora há muitos que tentam o uso dessas possibilidades, mas parecem não saber como fazê-lo.
Ele viu que os alunos foram estimulados a aprender a manusear
câmeras, montar vídeos no computador, digitar textos ou pesquisar na
Internet, porém não foram estimulados a refletir sobre quais tecnologias poderiam usar. Conforme diz Silvio P.Costa, talvez pelo fato de que os professores possuem um conhecimento mais limitado que o dos alunos.
Entende-se que o conhecimento e a aplicação das mídias nas escolas, são estudos e atividades complexas.
No entanto, os professores essencialmente, deveriam cada vez
mais se aprofundar nas aprendizagens tecnológicas, para
tornarem-se bastante competentes quando das aplicações dessas
inúmeras ferramentas tecnológicas, com seus alunos.
O artigo de Silvio P. Costa, na íntegra, está disponível em :
"http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT16-4061--Int.pdf "
Nenhum comentário:
Postar um comentário